Benefícios de praticar exercícios na gravidez

Saiba quais são os benefícios que a prática de exercícios pode trazer durante a gestação.

  • Benefícios de praticar exercícios na gravidez

Durante a gravidez é normal que as mulheres queiram cuidar do corpo através de atividades físicas.
 
"Os benefícios do exercício físico na gestação incluem melhora ou manutenção do condicionamento cardiovascular, redução do risco de diabetes melito gestacional e hipertensão, diminuição de dores musculoesqueléticas, melhora da percepção e controle da musculatura do assoalho pélvico e da postura, identificação positiva da imagem corporal, aumento da autoestima, preparação para o parto e melhor recuperação no pós parto", explica Máyra Cecília Dellú, fisioterapeuta e professora da Universidade de Taubaté.
 
Porém, para praticar exercícios nesse período, é preciso ter alguns cuidados especiais. "Atividade intensa ou inadequada oferece riscos a mãe e ao bebê. O profissional responsável pela atividade física proposta deve conhecer os ajustes fisiológicos da gestação e as respostas maternas e fetais adequadas frente ao exercício físico. É importante que a mulher tenha acompanhamento pré-natal e que esteja com condições clínicas estáveis para iniciar a prática de atividades físicas.", ressalta Máyra.
 
O período da gestação também influencia nos exercícios. Segundo a especialista, a medida que a gravidez avança, a mulher gasta cada vez mais energia para realizar a atividade.
 
"Isto significa que a mulher vai se cansar com mais facilidade quanto maior a sua idade gestacional e neste sentido, naturalmente e gradativamente, vai e deve reduzir a intensidade de seu exercício e atividades físicas", conta.
 
Portanto, por mais que os benefícios sejam inúmeros, é preciso ter cuidados especiais também, e estar atento aos sinais. "Não há exatamente tipos de exercícios indicados para cada período gestacional e sim adequação da intensidade, frequência e duração do exercício para a condição física da mulher em cada período de gestação", finaliza Dellú.
 
Fonte
http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/treino-sob-medida/conheca-os-beneficios-de-praticar-exercicios-durante-a-gravidez/5566

Comentários