Alimentação do bebê com 8 meses

Manter o bebê hidratado é fundamental para o correto funcionamento dos órgãos do bebê e especialmente para evitar a prisão de ventre, aos 8 meses o bebê deve beber 800 ml de água que inclui toda a água contida nos alimentos e a água pura.

  • Alimentação do bebê com 8 meses

Na alimentação do bebê com 8 meses pode-se adicionar na dieta do bebê iogurte, peixe e ovos. Porém não podem ser dados esses novos alimentos todos ao mesmo tempo é necessário que os novos alimentos sejam dados ao bebê um de cada vez para ele se adaptar ao sabor, textura e também para se identificar possíveis reações alérgicas a esses alimentos.
 
  1. Introdução do iogurte - quando o bebê faz 8 meses pode dar-se o iogurte ao lanche da tarde acrescentando uma fruta cozida ou uma bolacha. Desta forma, pode-se substituir uma mamadeira ou uma papa doce de farinha.
  2. Introdução do peixe - após uma semana de ter iniciado o iogurte, desde que não haja história de asma brônquica entre os pais, o peixe pode ser introduzido, caso contrário só pode ser dado peixe ao bebê apenas após os 12 meses completos. Inicialmente, o peixe deve se introduzido na sopa de legumes e gradualmente deve ser integrado no prato em pedaços ligeiramente menos triturados. É importante que a princípio os peixes sejam magros como pescada. A quantidade de peixe por refeição nunca será superior a 25 g por dia, e deve ser consumida em uma das refeições principais, mantendo a carne, ou frango, ao jantar, por exemplo.
  3. Introdução da gema de ovo - uma semana depois de se introduzir na alimentação do bebê o peixe pode-se dar a gema do ovo em substituição da carne ou peixe na papa. Começa por se cozer o ovo e depois partir a gema em quatro partes e adiciona-se na papa um quarto da gema na primeira vez, depois se aumenta para metade na segunda vez e só depois se coloca a gema completa. A clara do ovo não deverá ser introduzida até o primeiro ano completo do bebê, pois tem um grande potencial de produzir alergia devido à sua composição.

 

Manter o bebê hidratado é fundamental para o correto funcionamento dos órgãos do bebê e especialmente para evitar a prisão de ventre, aos 8 meses o bebê deve beber 800 ml de água que inclui toda a água contida nos alimentos e a água pura.

 
Cardápio da alimentação do bebê aos 8 meses
 
Um exemplo de cardápio para um dia de uma bebê com 8 meses pode ser:
  • Café da manhã (7h00) - Leite materno ou 300 ml de mamadeira
  • Colação (10h00) - 1 iogurte natural
  • Almoço (13h00) - Papa de abóbora, batata e cenoura com frango. 1 pera em puré.
  • Lanche (16h00) - Leite materno ou 300 ml de mamadeira
  • Jantar (18h30) - Papa de banana, maçã e laranja.
  • Ceia (21h00) - Leite materno ou 300 ml de mamadeira
 
Os horários da alimentação do bebê não são rígidos podem variar de acordo com cada bebê, o mais importante é nunca deixar o bebê mais de 3 horas sem se alimentar.
 
Aos 8 meses as refeições do bebê não podem passar de 250 g, pois o bebê nessa idade só tem capacidade para essa quantidade no seu estômago.
 
Fonte
http://www.tuasaude.com/alimentacao-do-bebe-8-meses/

Comentários