Como fazer o bolo crescer utilizando dica simples

Chega de bolo solado: vamos te ensinar um truque bem simples que vai fazer toda a diferença para o seu bolo crescer bonito e fofinho.

  • Como fazer o bolo crescer utilizando dica simples

Uma das coisas mais satisfatórias para quem cozinha é ver um bolo crescer no forno! Mas, apesar de as claras em neve e o fermento ajudarem a cumprir essa tarefa, muitas vezes o resultado acaba sendo um bolo solado, triste de se ver! Nessas horas é meio confuso entender o porquê de o bolo não ter crescido, mesmo seguindo o passo a passo da receita.
 
Mas a resposta pode estar justamente no ingrediente que você está utilizando: o fermento químico! Se ele não estiver bom para uso, de nada adianta adicioná-lo à massa. Para você não perder tempo fazendo um bolo e gastar o gás de cozinha à toa, venha conferir como saber se o fermento vai agir de forma eficaz e fazer seu bolo crescer:
 
Truque simples para fazer o bolo crescer
 
O fermento químico, aquele pó branco que usamos para fazer bolos, tem bicarbonato de sódio em sua composição. Em contato com o calor do forno, o bicarbonato é decomposto e forma o dióxido de carbono, que expande e faz a massa crescer.
 
Como saber se o fermento está bom para uso
 
Para ver se o fermento está bom para uso, basta colocar um pouco de água morna em uma xícara ou copo e, em seguida, adicionar 1 colher (sobremesa) de fermento químico.
 
Se o fermento estiver bom, a água irá borbulhar devido a liberação de gás carbônico. Mas, se estiver ruim ou velho, o fermento não será capaz de levantar bolhas altas ao entrar em contato com a água morna, sendo, então, ineficaz. Viu como é simples? Agora é só fazer esse truque antes de adicionar o fermento químico à massa, ficando mais fácil garantir que vai sair um bolo lindo e fofinho em questão de minutos!
 
Fonte: TudoGostoso
http://blog.tudogostoso.com.br/cardapios/qual-e-o-segredo-para-o-bolo-crescer/

Comentários