HIIT: para queimar gordura e mudar o corpo

HIIT: aula curta e intensa para queimar gordura e mudar o corpo. Os circuitos curtos e intensos do HIIT são tendência mundial em atividade física para quem não tem tempo a perder e quer diminuir gordura e ganhar músculos.

  • HIIT: para queimar gordura e mudar o corpo

Se você deixar de checar suas redes sociais no celular a cada cinco minutos, se acordar um pouquinho mais cedo – ou dormir um pouquinho mais tarde –, se demorar menos para se arrumar para sair, pronto: já conseguiu os 30 minutos diários que podem mudar seu corpo. Sim, você só precisa de meia hora para fazer uma série eficiente de exercícios: são cinco minutos de aquecimento, 20 minutos do treino em si e mais cinco minutos de desaquecimento.
 
Chamada de HIIT (sigla em inglês para High Intensity Interval Training ou treinamento intervalado de alta intensidade), a modalidade é a grande estrela da temporada segundo o American College of Sports Medicine, a maior e mais importante organização sobre medicina esportiva e atividade física. Ela é perfeita para quem tem pouco tempo e quer uma atividade diferenciada para emagrecer, definir os músculos e melhorar o condicionamento. “Além de rápidos, os estímulos são de forte intensidade. Com isso, o HIIT provoca a diminuição da necessidade de oxigênio para o sistema aeróbio, acelerando o metabolismo por até duas horas após o término da aula. É uma excelente opção para ganhar massa musculare diminuir o percentual de gordura”, explica André Trombini, personal trainer da academia Bodytech, de São Paulo.
 
Pode ser feito por iniciantes, intermediárias e avançadas. “Cada uma segue o seu ritmo, cumprindo as séries por tempo ou por repetições. O que importa é não parar”, diz o treinador, que montou uma aula especialmente para BOA FORMA. Os resultados no corpo aparecem em até 60 dias. “A sensação de prazer e bem-estar, porém, é imediata”, completa Trombini. Pegue seu cronômetro e vem suar com a gente!
 
A aula que queima gordura
 
Você pode fazer a aula duas ou três vezes por semana, queimando entre 300 e 450 calorias em cada sessão. Aqueça 5 minutos pulando corda ou fazendo alongamento dinâmico. Em seguida, execute cada exercício por 30 segundos sem parar. Repita a rodada até completar os 20 minutos da aula. No final, volte à calma com um relaxamento de 5 minutos.
 
1. Flexão de braços e joelhos
 
a. De bruços, com mãos espalmadas, braços flexionados em ângulo de 90 graus, pernas unidas e estendidas e ponta dos pés apoiada no chão.
 
b. Com abdômen e glúteos contraídos, suba o corpo, estendendo os cotovelos, ao mesmo tempo que leva um dos joelhos em direção ao peito. Volte à posição inicial, flexionando os braços, e continue alternando as pernas na subida.
 
2. Agachamento com salto
 
a. De pé, mãos na nuca, costas alinhadas, pernas ligeiramente afastadas, desça até as coxas ficarem paralelas ao chão.
 
b. Salte o mais alto que conseguir. O movimento é contínuo, sem pausa entre uma fase e outra.
 
3. Rotação diagonal
 
a. De pé, com pés paralelos, pernas abertas na largura dos quadris. Segure uma medice ball e faça uma leve rotação do tronco ao mesmo tempo que leva os braços estendidos acima da cabeça.
 
b. Flexione os joelhos e gire para o outro lado, abaixando os braços. Repita o movimento continuamente, alternando o lado na metade da série. Essa rotação trabalha braços, pernas e core.
 
4. Prancha frontal com deslocamento lateral
 
De bruços, com as mãos espalmadas, braços estendidos e abertos na largura dos ombros, ponta dos pés apoiada no chão. Com o abdômen e os glúteos contraídos, faça o deslocamento lateral, levando um braço e depois o outro, juntando-os no mesmo espaço, com as pernas acompanhando o movimento. Use uma “escada de chão” ou faça a marcação no solo com giz, por exemplo.
 
5. Burpee
 
a. Em posição de flexão de braços (mãos espalmadas, braços estendidos e abertos na largura dos ombros, pontas dos pés apoiadas no chão).
 
b. Dê um impulso e traga as pernas em direção ao peito, até ficar de cócoras, com as mãos no solo.
 
c. Em seguida, salte com as mãos apoiadas na nuca. Aterrisse e volte à posição inicial, de barriga para baixo. O movimento é contínuo, sem pausa entre uma fase e outra.
 
6. Escada de agilidade
 
. De pé, pernas paralelas, braços ao longo do corpo. Entre com uma das pernas em um dos espaços da escada de agilidade, flexionando levemente o joelho da frente e levantando a perna de trás, fazendo a rotação do tronco – como se fosse um jogo de capoeira. Os braços acompanham o ritmo, se movendo para o lado da perna que toca o solo.
 
b. Volte ao início, de pé.
 
c. Repita o jogo de pernas do outro lado. O movimento é contínuo, sem pausa entre uma fase e outra.
 
Fonte: Yara Achôa
https://boaforma.abril.com.br/fitness/hiit-uma-aula-curta-e-intensa-para-queimar-gordura-e-mudar-o-seu-corpo/

Comentários