Sete dicas para uma dieta fácil neste calorão

Sete dicas do nutrólogo João Curvo para uma dieta fácil neste calorão.

  • Sete dicas para uma dieta fácil neste calorão

Combinação certeira no almoço
 
Para diminuir a ansiedade, opte por uma grande salada crua combinando os sabores amargo (rúcula, alface, acelga, almeirão, agrião ou endívias) e doce (beterraba, cenoura, abobrinha ou frutas picadas, como maçã, manga, tangerina ou damasco seco). A proposta vem da dietética energética chinesa e também é indicada para a TPM. Para temperar: azeite
 
Carboidrato para o sono
 
Inclua uma raiz ou tubérculo (aipim, inhame, batata-doce, baroa ou inglesa) no jantar. A quantidade é o equivalente a uma mão fechada. Eles ajudam no sono, pois são essenciais para fabricarmos a serotonina, e auxiliam nas atividades físicas matinais. E prefira as hortaliças cozidas. A salada crua pode gerar desconforto abdominal
 
Beba muita água
 
Quanto? Multiplique seu peso por 35, e o resultado será a quantidade de água em mililitros a ser consumida por dia. Assim, quem pesa 60 kg deverá beber 2.100 ml (ou seja, 2.1 litros). A água refresca o cérebro e ajuda na saciedade.
 
Faça um ato ritualístico
 
Não se deve comer digitando ou andando. Comer sem sossego faz com que o cérebro demore mais para acionar o “centro da saciedade”. Assim, quem come rápido costuma comer mais. Sentar à mesa e mastigar devagar, em meio a boas palavras (sem discussões ou conversas pesadas), faz parte do respeito ao corpo e ainda ajuda na dieta.
 
Refresco no lanche da tarde
 
Pode ser uma fruta ou um picolé de fruta. O objetivo é refrescar, manter o metabolismo ativo e evitar muita fome no jantar. Banana congelada adquire a consistência e textura de um picolé cremoso. Se batida com morangos e um pouco de água, forma um shake saboroso. Outra ótima combinação é bater abacaxi com morangos (ambos congelados) e água.
 
Frutas pela manhã
 
As melhores são: mamão, melão, melancia e abacaxi. São refrescantes, hidratam e, ao mesmo tempo, são diuréticas. Podem ser ingeridas à vontade. Outra opção é beber ao longo da manhã dois copos de 300ml de suco batido com água ou com água de coco.
 
Não repita o prato
 
As repetições quase sempre são apenas gula. Se em algum momento você tiver vontade de comer “alguma coisa” sem saber exatamente o que, beba água. Muitas vezes esta vontade não é fome. A ansiedade aumenta a vontade de “beliscar” ou beber algo.
 
Fonte: Nutrólogo João Curvo
https://oglobo.globo.com/ela/beleza/dieta/sete-dicas-do-nutrologo-joao-curvo-para-uma-dieta-facil-neste-calorao-22340581

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