Enxaguante bucal caseiro e natural

Conheça cinco receitas de enxaguante bucal para fazer em casa. Saiba como fazer e como usar as fórmulas naturais. O uso frequente de enxaguante bucal é um forte aliado na saúde dos dentes e gengivas.

  • Enxaguante bucal caseiro e natural

O uso frequente de enxaguante bucal é um forte aliado na saúde dos dentes e gengivas. Mas, além de caros, os produtos encontrados nos mercados e farmácias contém muita química e álcool, o que faz com que sua experiência de uso não seja das mais agradáveis. Uma forma de evitar o ardor e os aditivos tóxicos, conservantes e corantes artificiais é fazer um enxaguante bucal caseiro e natural. Você economiza, diminui sua produção de resíduos (pois usará embalagens reutilizáveis) e ainda evita as substâncias nocivas.
 
Existem várias receitas de enxaguante bucal caseiro. Todas elas combinam as propriedades de diversas substâncias naturais e trazem benefícios para a sua saúde bucal, combatendo cáries e gengivite. Uma das receitas mais simples, com bicarbonato de sódio e óleos essenciais de hortelã e melaleuca, combina as propriedades básicas do bicarbonato com as ações bactericida da hortelã e antisséptica da melaleuca (também chamada de tea tree ou árvore-chá).
 
A hortelã neutraliza o mau hálito e também combate bactérias que causam cáries, ação que faz com que a erva seja tão comumente utilizada em produtos industrializados para a boca. Ao fazer cosméticos naturais, a vantagem é que você usa o óleo essencial da hortelã, que é natural e livre de química.
 
Há ainda opções de enxaguante bucal caseiro que levam canela, limão e mel, que são outros três ingredientes bactericidas, que ajudam na limpeza e também combatem o mau hálito e a gengivite. Tanto o limão quanto o bicarbonato têm uma ação forte, então é preciso tomar cuidado com as quantidades e aplicar com moderação. Independente da receita que você for fazer, sempre tome muito cuidado para não engolir as soluções!
 
Veja como fazer e como usar enxaguante bucal caseiro e natural
 
Enxaguante com bicarbonato de sódio e óleos essenciais
 
Um frasco com tampa (de preferência de vidro e esterilizado)
½ xícara (de chá) de água filtrada ou destilada
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 gotas de óleo essencial de melaleuca (o mesmo que tea tree)
2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
 
Misture todos os ingredientes. Como o bicarbonato tende a se acumular no fundo do frasco, sempre agite antes de usar. Bocheche de duas a três colheres de chá por um minuto ou dois, uma vez por semana.
 
Enxaguante bucal com vinagre
 
1 xícara de chá de água
2 colheres de sopa de vinagre de maçã
1 frasco de vidro
 
Misture os ingrediente e guarde em um pote de vidro. Agite antes de usar e faça o bochecho.
 
Enxaguante com limão, canela e mel
 
Suco de 2 limões
½ colher de sopa de canela em pó
½ colher de chá de bicarbonato de sódio (ajuda ainda mais no branqueamento)
1½ colher de chá de mel
1 xícara de chá de água quente (para derreter o mel)
Um frasco de vidro limpo com tampa
 
Misture todos os ingredientes e agite. Faça um gargarejo com 1 ou 2 colheres de sopa da mistura por um minuto, depois de escovar os dentes. Use no máximo uma vez por dia, para não exagerar na acidez do limão.
 
Enxaguante bucal de ervas
 
2 xícaras de chá de água fervente
1 colher de sopa de cravos inteiros
2 colheres de sopa de alecrim
Opcional: 2 gotas de extrato de raiz de uva do Óregon (ou 2 colheres de sopa da raiz fresca ou seca)
 
Deixe as ervas em infusão de um dia para o outro. Coe a mistura, de preferência usando um pano limpo, e guarde o líquido em um frasco de vidro. Faça o bochecho com uma ou duas colheres de sopa e guarde em geladeira por até uma semana.
 
Enxaguante simples com óleos essenciais
 
1 xícara de chá de água
20 gotas de óleos essenciais variados
1 frasco de vidro limpo
 
Misture na água 20 gotas de óleos essenciais como os de canela, cravo, wintergreen e melaleuca. Agite bem antes de usar e enxágue a boca com um pouco do preparado. Também podem ser usados óleos essenciais de hortelã, alecrim ou qualquer outro com propriedades bactericidas.
 
Fonte: Equipe eCycle
https://www.msn.com/pt-br/saude/medicina/enxaguante-bucal-caseiro-e-natural/ar-AAvbpkF?li=AAggPNl&ocid=mailsignout

Comentários