Como preparar a carne de soja

Se você torce o nariz só de pensar em incluir a soja no seu cardápio, pense duas vezes. Bem temperadinha, ela é tão gostosa quanto a carne.

  • Como preparar a carne de soja

Em tempos de alta de preços, sobretudo das carnes, a soja pode ser uma ótima (e gostosa) opção para o dia a dia. Bem preparada, não fica devendo nada aos pratos com frango ou boi. Na verdade, o que deixa o grão com um sabor estranho e característico é uma enzima de nome complicado, a lipoxigenase.
 
A boa notícia: é fácil tirar esse gosto residual e deixar as receitas com esse ingrediente mais apetitosas. O segredo está no modo de preparo. Hidratá-la corretamente abusar dos temperos faz toda a diferença.
 
A culinarista Zulmira Fátima, responsável pelas delícias do caderno de culinária de Ana Maria, revela os segredos para você preparar pratos muito especiais. para toda a família.
 
Como eu posso usar?
 
A PVT (proteína vegetal texturizada), também conhecida como PTS (proteína texturizada de soja), fica boa em diversas receitas. No mercado, existem dois tipos: a escura (caramelada) e a clara (não caramelada). Elas substituem, respectivamente, a carne de boi e de frango. São ótimas como almôndegas, bifes, hambúrgueres, molhos à bolonhesa, picadinhos, refogados e recheios de tortas e de panquecas.
 
Truques para realçar o sabor da soja
 
Hidrate bem
 
Cubra a soja com água quente e acrescente suco de ½ limão. Deixe agir por 30 minutos ou até que fique macia. Este procedimento serve tanto para o tipo graúdo quanto para o tipo granulado.
 
Escorra a soja com o auxílio de um escorredor ou peneira. Retire o restante da água espremendo-a com a mão. Lembre-se de deixá-la levemente úmida.
 
Capriche no tempero
 
Se você costuma usar apenas cebola e alho, diversifique. Para isso, refogue 1 cebola picada no azeite, junte 1 dente de alho também picado e 1 colher (chá) de louro em pó (se quiser, use duas folhas grandes). Coloque a proteína de soja, já escorrida, misture e refogue por até 3 minutos. Tempere com sal, orégano a gosto e uma pitada de cominho em pó. Se gostar, use também pimenta vermelha seca. Regue com shoyu (molho de soja), misture e, em poucos minutos, estará no ponto. Para finalizar, coloque salsa picada ou manjericão fresco, também picado.
 
Em algumas casas de produtos naturais, é fácil encontrar bacon vegetal. Seu sabor imita o do toucinho defumado, mas é natural e tem textura granulada como a da PTS. Use 1 colher (sopa) com a cebola e o alho ao refogá-los para acentuar o sabor da receita.
 
No caso de refogados com legumes, prepare a soja à parte. Nos minutos finais, junte os legumes cozidos e caldo de legumes light.
 
Fonte:
http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/reportagem/be-a-ba-da-cozinha/como-preparar-carne-soja-746512.shtml

Comentários