Mamão: Rejuvenesce a pele e dá brilho ao cabelo

Rejuvenesce a pele e dá brilho ao cabelo: conheça esses e outros benefícios do mamão, a fruta queridinha das famosas. Natalie Portman, Gwyneth Paltrow e Rosie Huntington-Whiteley são adeptas de produtos derivados da fruta.

  • Mamão: Rejuvenesce a pele e dá brilho ao cabelo

A cada estação, as nécessaires das famosas são renovadas com os últimos lançamentos em termos de produtos de beleza. Mas, volta e meia, um ingrediente ou fórmula mágica chega para ficar e ganha o status de "queridinho" das beldades. O óleo de argan, o shampoo seco e o óleo de coco já tiveram a sua vez e, recentemente, o balm se consagrou como item indispensável na bolsa. Em especial, um tubinho vermelho de origem australiana que responde pelo nome de Lucas Papaw Ointment. Feita a partir de mamão ou papaya, a "pomada" multiuso serve não apenas para hidratar os lábios, mas também age sobre irritações, cicatrizes e queimaduras. Gwyneth Paltron, Rosie Huntington-Whiteley e Natalie Portman são algumas das famosas que já se renderam aos encantos do produto.
 
O segredo está justamente nas qualidades nutricionais da fruta tropical que apresenta benefícios para a pele, o cabelo, o funcionamento do organismo e ainda contribui para a prevenção de doenças. De acordo com a dermatologista Renata Roxo, o mamão é rico em vitaminas A e C, água e sais minerais como cálcio, ferro, fósforo e potássio, fortalecendo o sistema imunológico e atuando como coadjuvante no tratamento de doenças relacionadas à vista. "A fruta é fonte de carotenoides, como o betacaroteno, a zeaxantina e a luteína, que são complexos químicos e vitamínicos muito importantes na prevenção de doenças de retina. Também tem ação benéfica sobre os quadros de catarata e pode ajudar a prevenir e a cuidar da doença, evitando a progressão acelerada", explica.
 
E como o mamão pode ser aproveitado em tratamentos estéticos? A dermatogista Silvia de Mello, da Clínica Ivo Pitanguy, explica: "Existem produtos que são extratos vegetais hidrossolúveis obtidos através do esmagamento de frutas, como o mamão. Este extrato é usado em formulações de uso capilar e cutâneo, produtos de banho e em preparações para cuidados com a pele seca e com propensão à inflamação".
 
Apesar do processo biotecnológico ao qual a fruta é submetida para passar do estado de polpa pura para o de ingrediente ativo líquido, seus componentes ativos podem ser encontrados na concentração original nos dermocosméticos, segundo a dermatologista Vanessa Metz. "O mamão confere propriedades emolientes, hidratantes, nutritivas e remineralizantes, sendo indicado para a utilização em produtos de hair care, em fórmulas para tratamento de cabelos ressecados, tingidos e enfraquecidos e em fórmulas faciais como máscaras hidratantes e revitalizantes."
 
Hidratação da pele e tratamento de irritações
 
E não é que o mamão tem uma ação rejuvenescedora? A fruta oferece vitaminas importantes no tratamento da pele e que retardam seu envelhecimento. Por ser uma fruta rica em antioxidantes, como o betacaroteno, que combatem os radicais livres e em vitaminas A e C, que estimulam a produção de colágeno e elastina, a ingestão da fruta pode evitar o aparecimento de rugas e linhas de expressão e confere uma boa elasticidade à pele. Segundo Renata Roxo, o mamão também atua como esfoliante, promovendo a renovação das células epiteliais. "O mamão é uma boa fonte de vitamina A, por isso, ajuda a remover a pele morta, quebrando proteínas inativas", aponta.
 
A presença da enzima papaína proporciona uma textura mais macia e dá luminosidade à pele. Já o zinco, cobre e magnésio são responsáveis pelas propriedades remineralizantes e nutritivas da fruta que têm uma ação emoliente (que amacia) ideal para formulações voltadas para o rejuvenescimento da pele. Os produtos que apresentam o extrato de mamão em sua composição também são recomendados para o tratamento de dermatite, psoríase e cicatrizes, por sua ação antiinflamatória.
 
"É uma ótima opção para cicatrizar e hidratar mesmo as peles oleosas, pois não é comedogênico (não obstrui os poros)", indica Renata Roxo. A dermatologista ainda recomenda a aplicação do mamão no rosto por 20 minutos para ajudar a reduzir espinhas e manchas indesejáveis no rosto, além de combater o ressecamento.
 
Quer testar as possibilidades de tratamentos caseiros com a fruta? A cosmetóloga e esteticista Lia Mezzomo, da Esmell Leblon, indica a máscara orgânica de açúcar negro e mamão com sementes da fruta misturada para esfoliar a cútis e promover o clareamento da pele. “O mamão tem vitamina C em grande concentração, então é um antioxidante natural. A pele fica viçosa e com a aparência de mais jovem”, garante. Para finalizar o tratamento, ela faz uma nutrição com polpa de mamão amassado, camomila, goiaba e gojiberry.
 
Crescimento do cabelo e hidratação dos fios
 
Para ter madeixas mais fortes, brilhosas e macias, o mamão também é um excelente aliado. E, mais do que isso, a fruta estimula o crescimento dos fios e combate a caspa. "O mamão é fonte de betacaroteno que será transformado em vitamina A no organismo, substância essencial para a proliferação e divisão celular, o que favorece o nascimento de novos fios saudáveis e com brilho", explica Sonja Salles, frutommelier do Sucos Greenday. A vitamina C presente no mamão também exerce papel importante na manutenção da saúde dos cabelos, contribuindo para a produção de colágeno, proteína que dá firmeza e sustentação à pele e reconstrói a estrutura capilar. De acordo com o nutricionista Leo Acro, a ingestão diária de mamão previne a queda e o afinamento dos fios, fortalecendo o cabelo desde a raiz.
 
A cabeleireira Sonia Nesi recomenda uma receita caseira com mamão para hidratar os fios que é infalível. “Amasse meio mamão com uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de iogurte natural e aplique no cabelo molhado. Deixe agir de 20 a 30 minutos com uma touca térmica. Em seguida, lave com água corrente", explica. Após o tratamento, o cabelo ficar mais brilhoso, macio e forte
 
Funcionamento do sistema digestivo e emagrecimento
 
Além dos benefícios estéticos associados ao consumo do mamão e à utlização de cosméticos que contam com as propriedades da fruta em sua formulação, a dermatologista Vanessa Metz destaca os efeitos para o funcionamento do organismo. "Quando maduro e consumido ao natural, o mamão é um excelente alimento, pois a polpa é muito rica em nutrientes. Também contém papaína, uma enzima proteolítica importante para o bom funcionamento do aparelho digestivo", explica.
 
A presença de fibras e a ação vermífuga das sementes conferem propriedades laxativas à fruta, que pode ser incluida na dieta de quem está em busca de diminuir algumas medidas. "Seu consumo é indicado às pessoas que têm estômago delicado, que estejam fazendo regime de emagrecimento ou que desejam manter o peso."
 
Fonte: Isabela Dias
http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/rejuvenesce-pele-e-da-brilho-ao-cabelo-conheca-esses-e-outros-beneficios-do-mamao-fruta-queridinha-das-famosas.htm

Comentários