Um café da manhã rico em proteínas ajuda emagrecer

Um café da manhã rico em proteínas pode ser o que faltava para você emagrecer. Veja como tirar o melhor proveito da primeira refeição do dia com três opções de cardápio.

  • Um café da manhã rico em proteínas ajuda emagrecer

Você costuma acordar no último minuto e sair correndo para o trabalho? Pular o café da manhã em função da correria, da falta de hábito ou da crença de que favorece o emagrecimento é mais comum do que se imagina, mas está longe de ser o ideal. “Ao longo da noite, nosso corpo continua em funcionamento fazendo com que nossas reservas energéticas sejam praticamente esgotadas. É importante repormos essa energia perdida a fim de preservar nossa massa magra (músculos)”, explica a nutrichef e nutricionista Alessandra Almeida, da Clínica Andrea Santa Rosa.
 
Um estudo recente publicado no International Journal of Obesity demonstrou que um desjejum rico em proteínas, composto por carnes magras, ovos e laticínios, está associado à menor ingestão de calorias ao longo do dia e a uma maior sensação de saciedade. Na pesquisa, o grupo de adolescentes acima do peso que não tinha o hábito de tomar café da manhã todos os dias e aderiu a uma refeição superproteica - com direito a iogurte grego, ovos e carnes magras - apresentou uma redução de 400 calorias na ingestão diária de energia. Como explica o endocrinologista Pedro Assed, isso está associado à ação do hormônio grelina - indutor da sensação de fome -, que é produzido no estômago. "Quanto maior o período de jejum, maior a liberação de grelina", afirma.
 
De acordo com a nutricionista Lara Natacci, é recomendado que a primeira refeição do dia garanta o equivalente a 20% do total energético consumido durante o dia. “Seu consumo pode promover maior saciedade e assim reduzir a quantidade de alimentos ingeridos durante o dia, o que diminui o consumo calórico total e pode auxiliar na perda e manutenção de peso”, garante a nutricionista Lara Natacci.
 
Já o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo, ressalta que o café da manhã é um bom momento para consumir fibras, presentes em cereais, frutas frescas e sucos naturais, além ingerir leite e derivados. "Deixar de comer durante as primeiras horas do dia, além de todos os prejuízos de se pular uma refeição, pode afetar a capacidade de concentração do indivíduo e ele rende menos do que poderia nas suas tarefas diárias”, alerta.
 
Substitua as gorduras "ruins" pelas "boas"
 
As gorduras saturadas, conhecidas como gorduras "ruins", podem ser substituídas pelas gorduras poli-insaturadas, aquelas que levam a fama de "boas". Para isso, indica Lara Natacci, vale aumentar o consumo de oleaginosas como castanhas, amêndoas e sementes, além de cremes vegetais que contenham ômega 6 e vitaminas A, D e E.
 
Troque os carboidratos refinados pelos complexos
 
Faça o pão branco e os biscoitos darem lugar aos produtos integrais. “Por sua digestão ser lenta, o organismo sente-se saciado por mais tempo. Eles são muito mais nutritivos, pois contêm uma quantidade maior de vitaminas, minerais e fibras”, aponta a nutricionista.
 
Invista mais em frutas e vegetais
 
Segundo Lara Natacci, o recomendado é consumir cinco porções destes alimentos ricos em nutrientes ao longo do dia. Vitaminas de frutas e vegetais, como o suco de laranja com cenoura e beterraba, torradas integrais com creme vegetal e queijo branco, iogurte com frutas vermelhas e farelo de aveia, leite batido com frutas e pão integral com pasta de amendoim são bons exemplos de combinações para incluir no seu cardápio.
 
Fonte: Isabela Dias
http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/um-cafe-da-manha-rico-em-proteinas-pode-ser-o-que-faltava-para-voce-emagrecer.htm

Comentários