Como não chorar ao cortar cebola...

Como a chama do fogão pode ser a melhor aliada para não chorar ao cortar cebola?

  • Como não chorar ao cortar cebola...

Quando uma cebola é cortada e as células do vegetal se rompem, elas eliminam uma série de compostos. Entre eles, gases formados principalmente por enxofre. Estes compostos de enxofre voláteis, como o disulfureto de alilopropila (C6H12S2), chegam rapidamente aos olhos e, quando, entram em contacto com a água provocam outra reação química que transforma a lágrima em ácido sulfúrico. É isso que faz arder tanto os olhos.
 
Tire ardor da cebola perto do fogão
 
Depois que é cortada, os compostos de enxofre presentes na cebola em contato com atmosfera viram gás, que se espalha rapidamente pelo ambiente. Estes tóxicos voláteis, quando entram em contato com a água dos olhos, formam um gás que irrita os olhos, o ácido sulfínico. Este tipo ácido pouco estável é que, então, vira um gás que vai fazer lacrimejar os olhos.
 
Para se livrar do problema, corte a cebola ao lado de uma chama do fogão acesa. Segundo a chefe Rita Lobo, apresentadora do "Cozinha Prática" da GNT, essa é uma maneira infalível de evitar lágrimas.
 
A explicação é porque os compostos de enxofre que são supervoláteis não conseguem chegar ao contado da umidade dos olhos tão facilmente. Isso acontece porque a chama do fogão consome uma parte dos gases irritantes antes deles se transformarem em ácido sulfúrico para fazer os olhos lacrimejarem ainda mais.
 
Fonte: Jaqueline Rodrigues - Vix
http://www.msn.com/pt-br/receitasebebidas/dicas-de-cozinha/como-a-chama-do-fogão-pode-ser-a-melhor-aliada-para-não-chorar-ao-cortar-cebola/ar-AArZ3F9?li=AAggNbi&ocid=mailsignout

Comentários