Dicas para melhorar a qualidade do seu sono

Estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 40% da população mundial têm algum problema com o sono. Se você estiver apresentando irritação, falta de concentração, ansiedade ou excesso de sonolência, pode ser um alerta.

  • Dicas para melhorar a qualidade do seu sono

Estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 40% da população mundial têm algum problema com o sono. Se você estiver apresentando irritação, falta de concentração, ansiedade ou excesso de sonolência, pode ser um alerta. O que você faz ou não faz do amanhecer ao entardecer causa um enorme impacto sobre o seu descanso da noite até a manhã. A melhor maneira de garantir um bom descanso noturno é revisar as atividades que você desenvolve muito antes de ir para a cama. Aqui vão algumas dicas para ajudá-lo a dormir melhor:
 
1. À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagere nas quantidades;
 
2. Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes (“despertam”);
 
3. Não use medicamentos para dormir sem o conhecimento do seu médico;
 
4. Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo;
 
5. Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro e vede bem as janelas para não ser acordado(a) pela luz da manhã;
 
6. Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama;
 
7. Procure usar colchões confortáveis e silenciosos;
 
8. Tire da cabeceira o telefone celular e relógios;
 
9. Tome um banho quente, de preferência na banheira, para ajudar a relaxar antes de ir dormir;
 
10. Pratique exercícios. Atualmente, os exercícios são reconhecidos pela American Sleep Disorders Association como uma intervenção não-farmacológica para a melhora do padrão de sono;
 
11. Procure seguir uma rotina na hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono. Você pode encontrar aqui um aplicativo para ajudá-lo nesse processo.
 
Nenhuma dessas dicas substitui a orientação profissional. Se o seu sono anda interferindo no seu dia-a-dia, procure a ajuda de um especialista. Afinal, Bem-estar é uma questão de FEH: Foco, Equilíbrio e Harmonia (inclusive durante o sono).
 
Perla D'Ornellas
 
É Educadora Física e certificada internacionalmente em Wellness & Health Coaching
 
Fonte: Carlos Alecrim
http://www.sbwc.com.br/11-dicas-para-melhorar-a-qualidade-do-seu-sono/

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