Maca (Lepidium meyenii)

Em sua composição encontramos frutose, os minerais cálcio, ferro, manganês, cobre, potássio, zinco, fósforo. Aminoácidos essências como arginina, lisina, valina. Proteínas vegetais, fibras, e vitaminas: B1, B2, C e E.

  • Maca (Lepidium meyenii)

É uma planta de origem Peruana. É estimulante e capaz de melhorar o desempenho de várias funções do organismo.
 
Em sua composição encontramos frutose, os minerais cálcio, ferro, manganês, cobre, potássio, zinco, fósforo. Aminoácidos essências como arginina, lisina, valina. Proteínas vegetais, fibras, e vitaminas: B1, B2, C e E.
 
Possui fito-hormônios (estrogênio, progesterona, testosterona) que é indicado para tratamento hormonal por que apresenta várias moléculas com a mesma estrutura que os hormônios naturais, tanto do homem como da mulher.
 
As mulheres que durante o período da menopausa necessitam de reposição hormonal, que sentem calores (fogachos), fadiga, suores diurno e noturno, mudanças no seu estado de ânimo e emocional geral, diminuição da libido, além de problemas como osteoporose, alterações cardiovasculares e pele ressecada, pode fazer uso da maca e ela ainda apresenta a vantagem de não causar efeitos colaterais, o que é comum nos tratamentos tradicionais. Além disso, pode promover o aumento do desejo sexual em homens e mulheres, melhora o fluxo sanguineo, aumenta os níveis de testosterona no organismo.
 
A maca é uma planta adaptógena, isto é, restaura o equilíbrio (homeostase) do corpo, é capaz de auxiliar o organismo a se adaptar às condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência musculares. Convém também salientar que as plantas adaptógenas não atuam somente na debilidade física ou psicológica, mas também regenera o organismo propiciando meios para estimular as suas próprias defesas imunológica contra os agentes agressores externos, promove também estímulo físico e mental, e aumenta a energia e vigor dos idosos.
 
Contra-indicações
 
Não fazer uso durante a gravidez, enquanto estiver amamentando, para quem consome hormônios, pois pode inibir ou intensificar e efeito hormonal. Mulheres que fazem uso de anticoncepcionais ou fazem terapias de reposição hormonal deve consultar o seu médico antes de usá-la.
 
Fonte:
http://www.hiltonfito.com/dicas/beleza/maca.html

Comentários